sábado, 3 de maio de 2014

QUEM É MELHOR? Parte III


Star Treck / Star Wars




As duas séries foram lançadas com onze anos de diferença, e tiveram concepções distintas. Star Trek foi criada para a TV no ano de 1966 e mostra planetas que convivem em paz na Via Láctea em um futuro distante até hoje. Já Star Wars que tem seu primeiro evidencia uma verdadeira luta pelo poder no passado de uma galáxia fictícia. Vitoriosas e bem-sucedidas, ambas tiveram desdobramentos – no cinema, na TV, nos quadrinhos e nos games.
Star Trek foi criado pelo diretor e produtor Gene Roddenberry como uma série de ficção científica para o canal de televisão americano NBC, no ano de 1966. O programa, que na época foi chamado apenas de Star Trek, ficou com a apelido “The Original Series”. A série de ficou no ar por três anos, até o ano de 1969, e neste período acompanhou a exploração fictícia do espaço por um grupo de 430 homens e mulheres liderado pelo Capitão James T. Kirk (William Shatner), no século XXIII. A tripulação foi colocada a bordo da nave espacial Enterprise pelo comando da Frota Estelar, que é uma organização responsável pela exploração da galáxia e pela segurança militar da Federação dos Planetas Unidos, o corpo governamental interestelar de Star Trek. A principal missão de Capitão Kirk e seus comandantes é encontrar vida e novas civilizações que possam ser agregadas à Federação. Mesmo com pouco tempo de exibição na TV,a ideia de Roddenberry ganhou força e se estabeleceu entre os fãs. Além de conquistar milhares de fãs pelo mundo, a história chamou a atenção de produtores e diretores que levaram adiante o nome Star Trek, criando uma das mais poderosas franquias de ficção científica da televisão e cinema.

Star Wars teve seu início no ano de galáxia unida. A Força concede alguns poderes especiais àqueles que aprenderam a controlá-la, como a rapidez nos movimentos, a clarividência e a capacidade de mover objetos com o pensamento. A Força e as habilidades especiais que ela proporciona podem ser usadas para o bem, como fazem os Cavaleiros Jedi, ou para o mal, caso dos Sith, quando se fala “no lado negro da Força”.1977, quando seu criador, o cineasta George Lucas, lançou em 32 cinemas americanos o filme que dá nome à franquia. A ideia de Lucas era fazer pelo menos uma trilogia, o que de fato aconteceu com as estreias de Star Wars: O Império Contra-Ataca(1980) e Star Wars: O Retorno do Jedi (1983). Essa trilogia foi um sucesso de público e crítica angariando uma legião de fãs ao redor do planeta. Décadas depois, o diretor repetiu a dose e criou três filmes para contar o que se passa antes da primeira trilogia: Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999), Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones (2002) e Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith (2005). Diferentemente de Star Trek, que situa sua história na Via Láctea, Star Wars se passa numa galáxia fictícia onde convivem humanos, alienígenas e robôs, cercados pela “Força”, um campo de energia criado por todos os seres vivos e responsável por manter a galáxia unida. A Força concede alguns poderes especiais àqueles que aprenderam a controlá-la, como a rapidez nos movimentos, a clarividência e a capacidade de mover objetos com o pensamento. A Força e as habilidades especiais que ela proporciona podem ser usadas para o bem, como fazem os Cavaleiros Jedi, ou para o mal, caso dos Sith, quando se fala “no lado negro da Força”.



STAR TRECK

1. Tecnologia - Tele-tranporte.

De todas as tecnologias de ficção científica encontradas em Star Trek e Star Wars,a possibilidade de viajar instantaneamente entre mundos é sem dúvida uma das tecnologias que mais seriam vantajosas e apreciadas caso existisse na vida real. Conseguir se tele transportar é o sonho para qualquer pessoa, por exemplo, imagina um dia de engarrafamento e você lá dentro do seu carro ou ônibus por mais de uma hora.

2. Preocupações relacionados ao mundo real.

As primeiras produções de Star Trek refletem a realidade contemporânea de quando foram realizadas, como dar esperança em relação ao futuro sem deixar de criticar as situações nas quais o mundo se encontrava. Um excelente exemplo foi o de Star Trek VI: The Undiscovered Country, que foi uma história de contexto político, com enfoque do fim da Guerra Fria.

3. Bandeira Ecológica.

Além de atualidades, Gene Rodenberry sempre inseriu seu universo galáctico com um aberto apelo ambientalista. É evidente em Star Trek IV: The Voyage Home, no qual o destino da Terra depende da salvação das espécies de baleias jubarte pela tripulação da Enterprise. Pode até parecer piegas, mas a mensagem era simples e clara: se preocupar com o salvamento do planeta hoje para que ele existisse no futuro. Em Star Wars, segundo os fãs de Star Trek não há nada remotamente parecido.

4. Apelo Sexual.

Tudo bem, nunca houve uma cena de sexo em Star Trek ou Star Wars, mas cenas mais picantes e românticas eram muito comuns no primeiro e quase ausentes no segundo.

 STAR WARS

1. Sabres de Luz.

Tanto Star Trek quanto Star Wars possuem armas a laser e naves rápidas. que a velocidade da luz, mas enquanto Star Trek tem tele-transporte, Star Wars tem a arma mais sensacional da ficção. Os duelos de Sabre de Luz são sempre esperados com muito entusiasmo pelos fãs. A verdadeira cereja em cima do bolo.

2. Darth Vader.

Ambas as produções possuem vilões memoráveis, mas como comparar Khan Noonian Singh com Darth Vader? Khan é um personagem assustador e ameaçador, tanto que já quase levou a Enterprise a destruição total em questão de horas. Ainda assim, ele não tem a força ou a petulância do Senhor do Lado Negro da Força. Vader realmente é o melhor vilão de todos os tempos do cinema mundial.

4. A Força.

A Força "nos envolve e nos penetra. Ela mantém a galáxia unida" ou "A força de um Jedi flui da Força". Isso se significa que no Universo de Star Wars você pode usar sua mente para conquistar qualquer coisa. OK. Tanto para o bem quanto para o mal. O significado da Força incentiva o público a se fazer perguntas, como: Qual caminho você seguirá? Será que você vai seguir o caminho dos Jedi ou se submeter aos encantos e facilidades dos Sith? Quer ser Imperador ou Luke Skywalker? Estas são perguntas que na verdade tratam de um dilema moral.

Então, qual você escolhe? Todas as explicações que foram dadas tem seus méritos e suas idiossincrasias. Ao redor do mundo, milhares de fãs tem suas vidas alegradas a cada novo, ou até algumas vezes velho, lançamento de cada uma das franquias. Você pode escolher entre o caminho da Federação ou da Força. Ou melhor ainda pode escolher os dois, pois não há certo ou errado nesta batalha. Aqui o que importa é se divertir e se emocionar com seus heróis. Nesse mundo de faz de conta todos nós somos ganhadores pois a diversão é garantida para qualquer lado que você vá. E nunca esqueça que não existe idade para apreciar estas aventuras espaciais. Portanto "Tenha uma Vida Próspera e Longa" e que a Força Esteja Com Vocês".



Nenhum comentário:

Postar um comentário